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B2B, Email Marketing, Reflexão

Algumas conclusões (minhas) da Email Marketing Masterclass (1ª parte)

Na passada 5ªfeira, 1 de Julho, tive oportunidade de participar na 2ª Edição da Email Marketing Masterclass com Michael Leander, e organizada pela Markedu.

Foi mais uma excelente oportunidade para consolidar conhecimentos nesta área e ter acesso a best practices numa área que, à semelhança de tudo o que envolve online marekting, está sempre em evolução.

Aliás, uma 1ª conclusão e que concordo a 100% é que não existem verdades na área de Email Marketing, qualquer campanha que se crie será sempre para testar, aprender e melhorar as campanhas seguintes.

Existem, claro, benchmarks sobre Open Rate, CTRs, Bounce Rate mas mesmo estes variam de páis para país, de B2B para B2C, de indústria,da própria qualidade da Base de Dados.

Através de conversas com outros participantes consegui facilmente perceber que existe uma “pain” comum…o Service Provider. Ninguém estava 100% satisfeito, todos tinham problemas a apontar.

De facto, destacaram-se 3 áreas que têm de ser muito bem geridas e planeadas em Email Marketing:

  • Spam Filters
  • Deliverability/Plataforma
  • Relevância/Conteúdo
  • Conversão

Os dois últimos para mim, e provavelmente porque trabalho em B2B são sem dúvida  muito críticos. Dado o elevado volume de e-mails que recebemos por dia temos de conseguir “stand-up from the crowd”, e temos apenas 2 a 3 linhas para conseguir “prender” a atenção do leitor e o restante para corresponder às expectativas de quem abriu e leu o nosso e-mail. Acrescentando que temos de conseguir CONVERTER.

Uma campanha de e-mail marekting necessita de um objectivo concreto e de uma forma de medir o seu sucesso. Foi referido, e bem, que muitas vezes o que se faz é o one-shot e-mail, planeia-se, produz-se, envia-se e fecha-se o ciclo. Errado: tem de se avaliar os resultaodos e melhorar a campanha seguinte.

Outra questão muito importante é a qualidade da Base de Dados. Cada vez mais as empresas têm de cumprir os requisitos legais e rever/limpar as bases de dados, para evitar as consequências do Spam (as instruções de opt-out e as políticas de privacidade nos emailings são, obviamente, um requisito obrigatório).

E tenho mais para dizer sobre o evento mas por hoje é só…provavelmente necessitarei de novo post🙂

About CCD

Sou uma entusiasta das Redes Sociais, curiosa por natureza e sempre desejosa de experimentar coisas novas Marketer de profissão criei este espaço para tentar organizar as minhas ideias e encontrar alguma ordem nas pilhas de informação que leio (ou tento/consigo ler)...

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