//
you're reading...
B2B, Foursquare, Social Media

Como utilizar o Foursquare para Dinamizar Eventos

FoursquareComeço por dizer que sou fã e utilizadora do Foursquare ( para facilitar vou usar 4sq).

Muitos me perguntam para que serve, qual a piada, dizem que é o big brother (que ninguém tem de saber onde ando) e eu respondo com os argumentos que me levam a utilizar: partilha de locais que me agradam e que acho que valem a pena conhecer/visitar, e a componente de jogo, de lutar por mayorships e ganhar badges :) – muitos continuam a achar que não tem nada de interessante mas não quero saber.

Profissionalmente decidi também explorar. Acho que tem enorme potencial para engagement  e, trabalhando eu em B2B, penso que pode ser interessante para a dinamização de eventos. Sempre achei que a conjugação de localização, check-in, dicas, seria muito interessante para ser utilizada/explorada em eventos, especialmente os de média ou grande dimensão.

Do que li e percebi a 4sq está a estudar os eventos como uma futura funcionalidade, para já ainda limitada a algumas parcerias feitas com empresas de grande dimensão e na área do entretenimento (permitem atribuição de badges, pontos adicionais, só como exemplo).

Mas para quem não trabalha numa grande empresa também é possível, a meu ver, utilizar o 4sq para eventos.

Talvez seja mais fácil exemplificar. Imaginemos que estamos a organizar um evento em que vamos reunir clientes, parceiros, etc. Ao apelar ao “check-in” no evento damos a possibilidade dos participantes perceberem se os amigos/colegas também estão no evento (e entrar em contacto). Depois disso podemos colocar dicas que incitem a visitar certos locais do evento (mais estratégicos para nós obviamente) e em troca “oferecer” algo (vi um caso real em que a dica era que quem se dirigisse ao stand xpto no espaço de x minutos ser-lhes ia oferecida 1 hora de consultoria).

Todos sabemos que concursos, brindes, sorteios em certos eventos resultam. Aqui só estamos a transpor para o virtual.

Resumindo, se participarmos num evento/conferência podemos utilizar o 4sq para:

– check-in no local do evento

– check-in em sessões específicas de conferências (pode ser até interessante para engagement com o orador)

– visitas a stands/demonstrações

Se formos organizadores não devemos esquecer de:

– definir os locais do evento (venues) com a localização específica

– criar contrapartidas para os check-in’s

– apelar ao check-in através de outras redes (Twitter, Facebook, Linkedin)

… e se houver orçamento criar um badge específico para o evento  :)

Estou a testar em ambiente real, não sei se vai resultar (não são eventos muito grandes e são em países onde desconheço o nível de popularidade da aplicação). Vamos ver.

Ok, hoje acordei um bocado “bloqueada” das ideias….decidi transcender-me e revisitar o meu blog….queria tanto conseguir manter o ritmo. A ver vamos também!

About CCD

Sou uma entusiasta das Redes Sociais, curiosa por natureza e sempre desejosa de experimentar coisas novas Marketer de profissão criei este espaço para tentar organizar as minhas ideias e encontrar alguma ordem nas pilhas de informação que leio (ou tento/consigo ler)...

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixar uma resposta

My Tweets

Share this blog

Bookmark and Share

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 576 outros seguidores

