//
you're reading...
Foursquare, Opinião, Social Media, Twitter, Web 2.0

Podem as Redes Sociais ser um Factor de Diferenciação?

Sim. Eu acho que sim. Quem for pioneiro na sua utilização vai ter retorno.

Há uns dias (se calhar já semanas) assisti ao live streaming da abertura do evento Dreamforce’11. Só este facto já me fascina. Quem diria há uns anos que poderíamos assistir a um evento a decorrer a muitos, mesmo muitos, kms de distância (na semana passada repeti a dose com o “announcement” do Mark Zuckerberg sobre o “novo” Facebook – este será para outro post).

Mas não era disto que gostaria de falar. A maior parte da apresentação que vi estava focada no conceito de Social Enterprise (que muitas empresas começam a adoptar) e demonstrava o quanto a componente colaborativa, de partilha, de engagement é importante para as organização, sejam dentro ou para fora delas. Aliado a isto, e porque é um evento sobre tecnologia, como estas o podem possibilitar.

Parte importante neste conceito são, claro, as redes sociais, e como estas podem potenciar o tratamento “personalizado” das “personas” com que as empresas interagem (colaboradores, clientes actuais e potenciais, parceiros,etc). Já existem, obviamente, variadas tecnologias que cada vez mais se aproximam da visão 360º de um cliente (o Salesforce será apenas uma delas).

Houve um vídeo de uma iniciativa da KLM (em baixo), que foi transmitido, que me chamou bastante à atenção e que, como digo sempre, encenado ou não, ajuda a perceber como as redes sociais, bem utilizadas num contexto de negócio podem tornar-se um excelente factor de diferenciação.

Muito provavelmente o que me chamou a atenção e no seguimento do meu anterior post, o facto de o Foursquare ser parte importante da iniciativa :). Mas é fantástica a monitorização do twitter, 4sq (listen) e o engagement que é conseguido após isso.

Intrusivo? Há quem diga que sim. Eu acho que não. Na minha opinião, a partir do momento que fazemos um check-in, um tweet….etc, temos de estar preparados, cada vez mais (assim espero) para sermos supreendidos (e secretamente até o queremos!).

Com este tipo de iniciativa, as empresas  terão condições para proporcionar experiências únicas, originais e que fazem o cliente reconhecer e “gostar” da marca. Comunicação one-to-one? Sim, com o maior nível de detalhe possível.

Vejam o vídeo, vale a pena. Espero em breve poder falar de vídeos destes sobre casos nacionais :) Se conhecerem algum partilhem.

About CCD

Sou uma entusiasta das Redes Sociais, curiosa por natureza e sempre desejosa de experimentar coisas novas Marketer de profissão criei este espaço para tentar organizar as minhas ideias e encontrar alguma ordem nas pilhas de informação que leio (ou tento/consigo ler)...

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Share this blog

Bookmark and Share

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 576 outros seguidores

%d bloggers like this: