//
you're reading...
B2B, Opinião, Social Media

“Create once, distribute everywhere”

Nota: finalmente consegui reunir forças e  tempo suficiente para escrever um post🙂 e soube muito bem!

Na semana passada tive possibilidade de assistir a uma série de webinars (ainda não terminou) organizados pela Brightalk, sobre B2B Social Media. Uns mais interessantes que outros, no entanto foi possível retirar alguns  dados e dicas que aproveito para partilhar aqui (em 2 posts para não aborrecer :))

“Generating Revenue from Inbound Marketing and Social Media”

Este foi particularmente interessante para mim porque se focou numa (considerada por mim) das maiores pains na área de B2B que é a criação de conteúdo considerado valioso e partilhável e que seja um suporte eficiente para campanhas de geração de leads (e o tão desejado revenue).

Uma das frases que retive foi mesmo o “create once, distribute everywhere”, e realmente, atingir este objectivo é realmente o que se pretende em campanhas de social media. Algumas dicas para o fazer:

1º  – Analisar pesquisas orgânicas (que levaram tráfego ao nosso site) nos últmos 6 meses
2º  – Pegar nas keywords/frases mais pesquisadas e fazer uma revisão ao conteúdo já existente.
3º – Analisar os gaps, criar um Content Plan baseado nessas keywords.
4º –  Criar conteúdos relevantes: webinar series, ebooks, Guides, artigos de blogs, videos.
5º – partilhar, partilhar, partilhar…

Parece óbvio mas o desafio é realmente conseguir fazer o match perfeito entre o que os clientes pesquisam e o que temos para oferecer.Cada vez mais o conteúdo tem de ser escrito ou classificado tendo em vista a optimização para motores de busca. As keywords/frases mencionadas anteriormente têm de estar no corpo to texto, título, tags (é apenas uma das boas práticas de SEO).

Além de poder ser facilmente encontrado o conteúdo tem também  de ser shareable. Não é preciso ser expert em social media para perceber que o SHARE é uma das suas grandes mais valias. Foi ainda referido que 95% do conteúdo partilhado é interactivo (imagens, vídeos….).

Outra questão também muito importante é a reutilização ou redireccionamento dos conteúdos. Dois exemplos:

  • “partir” webinars e colocar pequenos videos no Youtube/Vimeo
  •  transcrever scripts de videos e colocá-los em vários posts de blog
  • utilizar case studies e criar diferentes posts para Twitter, Facebook, Linkedin

Como já ouvi também em alguns (outros) eventos os clientes não querem saber o que faz a nossa empresa, o que temos para vender. Os clientes querem encontrar a resposta para os seus problemas. As empresas que conseguirem dar essa resposta terão uma vantagem competitiva que pode muitas vezes ser de extrema importância, especialmente quando falamos em ciclos de venda muito longos.

Assisti para já a mais 2 webinars mas vou dar especial destaque ao de “Mastering B2B Social Media” no meu próximo post.

Agradecimento especial pela partilha de informação online e offline: @amberste  (é por isso que sou uma entusiasta de Social Media, nunca há uns tempos atrás  teria sido tão fácil trocar impressões com alguém do outro lado do atlântico e que não conhecemos de lado nenhum, sabemos apenas que partilhamos os mesmos desafios ;))

 

About CCD

Sou uma entusiasta das Redes Sociais, curiosa por natureza e sempre desejosa de experimentar coisas novas Marketer de profissão criei este espaço para tentar organizar as minhas ideias e encontrar alguma ordem nas pilhas de informação que leio (ou tento/consigo ler)...

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

My Tweets

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

Share this blog

Bookmark and Share

Categorias

%d bloggers like this: