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B2B, Social Media, Web 2.0

B2B Marketers: as redes sociais são a nossa oportunidade!

No  meu último post referi que iria deixar algumas notas sobre outro webinar que assisti da série de B2B Social Media – “Mastering B2B Social Media” .

O webinar foi conduzido por Kipp Bodnar, co-autor do livro The B2B Social Media Book (o qual comecei recentemente a ler e sobre o qual espero poder partilhar algumas notas em breve.)

Algumas notas interessantes do webinar:

  • “60% of sales cycles are over before a buyer talks to your salesperson” – isto ajuda a que, como referido pelo Kip, esta seja uma das melhores alturas para os marketers (especialmente de B2B) brilharem. Porquê?  Porque estes 60% representam uma oportunidade que nenhuma empresa vai querer/poder desperdiçar. E é aqui que as redes sociais podem ter um papel determinante.

Cada vez mais os compradores pesquisam online por preços, recomendações, referências, etc.Estes “pedem” que as empresas os eduquem, lhes mostrem o caminho para se tornarem uma lead qualificada quando chega “à fala” com a área comercial, aumentando desta forma os rácios de fecho de venda.

  • B2B < B2B – Social Media não funciona para B2B. Falso! E foi bem explicado porquê. Social media foca-se nas relações, no engagement, na confiança, no thought leardship. Pois bem, estes são os pontos mais importantes em qualquer processo de venda B2B.

Outro ponto interessante focado é que, ao contrário das vendas em massa (B2C), em B2B tem-se perfeitamente identificadas as buying personas, sabemos exactamente quem são os alvos da nossa comunicação e quais as suas necessidades, o que facilita o engagement.

  • Building Reach – todas as empresas B2B deviam focar-se no alcance que têm online, têm de criar massa crítica, comunidades, seguidores, evangelistas. Esta é a melhor forma de tirar partido do word of mouth. Como é que podemos alcançar este objectivo? Partilhando. Conteúdo interessante, links, links, links. O tempo útil de um link nas redes sociais é de 3 horas. Isto implica que tenhamos de partilhar vários links para captar a atenção do maior nº de pessoas.
  • Leads, leads, leads – é errado dizer que o B2B Social Media não está relacionado com vendas. Falso! Tem a ver com geração de leads, conversão em vendas, geração de negócio. Temos de apostar cada vez mais em Calls To Action! Apelar à conversão.
  • Embed Tweets – esta ADOREI! Foi dado um exemplo muito interessante de uma empresa que utiliza estes tweets, colocando os que classifica como favoritos embebidos no website, utilizando-os como testemunhos de clientes. Resultado? Colocaram-nos na página de pricing e aumentaram as taxas de click-through de forma exponencial.

Foi um conjunto de dicas e partilha de informação muito interessante. Estou expectante em relação ao livro, espero que as expectativas se confirmem.  A ver vamos :)

Photo credit: Mat Hamm

About CCD

Sou uma entusiasta das Redes Sociais, curiosa por natureza e sempre desejosa de experimentar coisas novas Marketer de profissão criei este espaço para tentar organizar as minhas ideias e encontrar alguma ordem nas pilhas de informação que leio (ou tento/consigo ler)...

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