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Quer gerar Buzz em torno de um “Evento Online”?

ImageAntes de mais quero desejar a quem me acompanha neste blog um excelente 2013! Que todos os vossos sonhos e desafios se concretizem num ano que promete ser muito complicado. É preciso manter o optimismo,sempre!

Se já estava complicado para mim manter a regularidade que gostaria neste blog, alguns já saberão que fui mãe recentemente pelo que tive uma ausência forçada. Agora estou de volta e vou tentar dar o meu melhor. Como já referi várias vezes é uma coisa que me dá gozo fazer, que me realiza. Poder partilhar o meu conhecimento com quem tem interesse em tal.

Os meus últimos posts foram sobre alguns take-aways de dois webinars (ou online events como são chamados )que assisti ligados a B2B e Social Media.

Os Webinars em si são uma ferramenta de marketing poderosa num contexto B2B pelo que justificam que o esforço por trás dos mesmos (preparação do conteúdo/ocupação de recursos da empresa, humanos e materiais) seja bem aproveitado para gerar o tão desejado buzz nas redes sociais, conseguindo aumentar substancialmente o alcance das sessões e a “conversa” em torno do tema e em última análise da nossa empresa.

No decorrer destas sessões existiram pormenores que me chamaram a atenção desde a própria inscrição até ao decurso do mesmo e também após a sua conclusão.

Eis algumas “pequenas” acções que podemos fazer gerar buzz à volta de um Webinar, nas redes sociais, neste caso particular mais no Twitter:

1º – Após a inscrição oferecer todas as possibilidades de partilha do webinar nas redes sociais (na página de saída e no email por vezes enviado)

2º – Definir uma hashtag específica para o evento – já deve estar criada antes mesmo da realização do Webinar e enviada e destacada na confirmação da inscrição

3º –  No decorrer da sessão colocar citações específicas que queiramos partilhar e incentivar a partilha das mesmas pelos participantes

4ª – Incentivar a colocação de questões via a hashtag no decorrer da sessão e ter alguém a dar suporte e que possa ir acompanhando as questões colocadas e encontrar forma destas serem respondidas (seleccionar no caso de ser um número muito elevado)

5ª – Colocar um slide com os Twitter handles dos oradores/empresa e apelar para que sigam (excelente forma de aumentar a base de followers, e com “real” interesse no tema que estamos a abordar.

6ª – Após o evento fazer a monitorização da hashtag e apelar à partlha da versão gravada (por norma existe) do mesmo, para quem não tenha podido assistir.

Obviamente existem algumas plataformas no mercado que já potenciam todo o conceito de criação de comunidade em torno destes live online events. Mas existem por vezes pormenores que podem fazer a diferença. E tendo assistido a muitos em que não vejo muitos dos pontos em cima ser utilizados achei útil partilhar algumas dicas.

Se quiserem acrescentar mais algumas aguardo comentários🙂

About CCD

Sou uma entusiasta das Redes Sociais, curiosa por natureza e sempre desejosa de experimentar coisas novas Marketer de profissão criei este espaço para tentar organizar as minhas ideias e encontrar alguma ordem nas pilhas de informação que leio (ou tento/consigo ler)...

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