//
you're reading...
B2B, Facebook, Opinião, Reflexão, Social Media, Twitter

Podem as redes sociais dar uma cara às empresas?

ImagesA minha resposta é: depende da rede social!

Na minha opinião o Facebook é sem dúvida, e falo por experiência, a que melhor se adequa a este propósito. A velha máxima de “uma imagem vale mais que mil palavras” é, neste caso, 200% verdade. Se olharmos para as estatísticas facilmente vemos que são os posts que contêm imagens são claramente os que mais gostos arrecadam e que mais facilmente se tornam virais. Se for vídeos ainda melhor.

A minha realidade profissional é B2B pelo que muito do “alimento” das nossas redes são eventos que realizamos a nível global. Estas são oportunidades que temos para dar a conhecer a empresa, as equipas que a compõem e a sua dinâmica no mercado. Falando aqui da perspectiva externa à empresa.

Mas outra vertente que me entusiasma (e quem me conhece já percebeu que sou uma entusiasta das redes sociais) e que felizmente tive a sorte de conseguir implementar foi mostrar um pouco das pessoas por trás da minha organização. Comecei a iniciativa um pouco céptica mas os resultados têm sido muito bons. Os contactos que tenho feito têm tido uma excelente receptividade e temos conseguido mostrar “a outra face” da excelente equipa que temos.

Internamente permite-nos conhecer um pouco melhor os nossos colegas de trabalho e externamente mostramos um pouco da cultura da empresa. Win-win! A maior parte do nosso tempo é passado no local do trabalho pelo que cabe a todos tornar o ambiente em que o fazemos agradável e consequentemente, mais produtivo.

Se tiverem curiosidade podem espreitar aqui do que estou a falar, e espero que gostem!

As redes sociais são uma ferramenta potente não apenas de Marketing mas também de Recursos Humanos pelo que os dois juntos podem criar e potenciar iniciativas muito interessantes.

No que se refere ao Twitter e ao Linkedin a minha perspectiva já é diferente. Estas já podem ser mais “pensadas” e orientadas mais para iniciativas de lead generation, thougt leadership, customer engagement e community management (deixo em Inglês porque para mim são expressões que não se traduzem :)).

Não digo que o Facebook também não o seja, mas o seu carácter mais informal, na minha opinião, faz com que seja a ferramenta mais “social” que a empresa tem na relação com o seu público-alvo.

Mais uma vez fica a minha reflexão! Comentários são sempre bem vindos!

Photo credit

About CCD

Sou uma entusiasta das Redes Sociais, curiosa por natureza e sempre desejosa de experimentar coisas novas Marketer de profissão criei este espaço para tentar organizar as minhas ideias e encontrar alguma ordem nas pilhas de informação que leio (ou tento/consigo ler)...

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

My Tweets

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

Share this blog

Bookmark and Share

Categorias

